Notícias

Vídeo: Suspeito de matar adolescente trans na PB é preso após exibição do caso no Linha Direta

Na terça-feira (4), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, foi preso um dos suspeitos envolvidos na morte de uma adolescente trans de 16 anos em Patos, Paraíba, no mês de abril de 2022. Geovane de Lima Galdino Silva estava foragido desde o momento do crime e é acusado de esfaquear e matar Renata Ferraz.

A divulgação do caso ocorreu no programa Linha Direta em 1º de junho. Graças a denúncias e à cooperação entre a Polícia Civil da Paraíba e do Rio Grande do Sul, o mandado de prisão contra Galdino Silva foi executado com base em investigações e trabalho de inteligência, resultando na sua captura. O corpo de Renata Ferraz, reconhecido por seu pai, foi encontrado em estado de decomposição em uma estrada na saída para a cidade de São José de Espinharas, no Sertão paraibano.

A adolescente, Renata Ferraz, estava desaparecida desde o dia 17 de abril de 2022, e sua família registrou o caso na Polícia Civil de Patos no dia seguinte. O corpo foi descoberto em 19 de abril.

Em 24 de abril de 2022, a Polícia Civil da Paraíba prendeu um dos suspeitos, Flávio da Silva Ferreira, que teve participação ativa no crime e foi condenado a 19 anos pela morte de Renata Ferraz. O outro suspeito, Geovane de Lima Galdino Silva, foi capturado nesta terça-feira (4), pois estava foragido.

O delegado Carlos Seabra, da Delegacia de Homicídio e Entorpecentes de Patos, afirmou que, na época da primeira prisão, a investigação identificou os autores do crime e revelou detalhes sobre a forma como a garota foi assassinada.

O veículo utilizado para transportar a vítima foi encontrado e submetido a perícia, além disso, uma faca, possivelmente utilizada no crime, também foi localizada.

131 pessoas trans mortas em 2022

Segundo o relatório anual da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil registrou 131 assassinatos de pessoas trans em 2022, com uma média de 11 por mês. Dentre as vítimas, 130 eram mulheres trans/travestis e 1 era homem trans.

A Antra também destaca que a Paraíba é o quarto estado do Nordeste com o maior número de assassinatos de pessoas trans entre 2017 e 2022. Em nível nacional, o estado ocupa o 10º lugar nesse ranking, com 31 homicídios durante esse período de seis anos, o mesmo número dos estados do Amazonas e Mato Grosso.

Ao longo dos anos, foram registrados 4 assassinatos na Paraíba em 2022, 2 em 2021, 5 em 2020, 5 em 2019, 5 em 2018 e 10 em 2017.

Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!

Infelizmente no Brasil e mundo a violência contra as pessoas que se identificam de diferentes gêneros cresce cada dia mais. As lutas e campanhas de reconhecimento e respeito ocorrem em todo o mundo, porém é uma luta diária entre os membros da comunidade LGBT, contra muitos líderes de famílias que se dizem conservadores e não aceitam a diversidade de gêneros nós dias de hoje.

Uma triste realidade debatida todos os anos, e enfrentada em todo o mundo pelas pessoas que se identificam.

Continue seguindo nosso site e esteja sempre informado sobre os maiores acontecimentos do Brasil e do mundo, compartilhe essa matéria com seus seguidores nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *