VÍDEOS: PRÉDIO DESABA NO GRANDE RECIFE; BOMBEIROS BUSCAM POR SOTERRADOS
Na manhã desta sexta-feira (7), ocorreu o desabamento de uma parte de um prédio no bairro do Janga, em Paulista, região metropolitana do Recife. Segundo informações dos bombeiros, há moradores soterrados nos escombros, incluindo crianças que estão entre os desaparecidos. A quantidade de vítimas ainda não foi divulgada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos nove pessoas estão sob os destroços. Duas mulheres foram resgatadas com vida, sendo uma delas encaminhada ao Hospital Miguel Arraes, na mesma cidade. Não há informações sobre o destino da outra mulher. Ambas sofreram fraturas. Um vídeo registra o momento em que uma delas é encontrada sob os escombros.
O desabamento ocorreu por volta das 6h07, no edifício localizado na rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, parte do Conjunto Beira-Mar. Segundo os bombeiros, um dos blocos desabou completamente, enquanto o outro sofreu um colapso parcial.
Segundo o relato do coronel Robson Roberto, algumas das pessoas soterradas estão conseguindo se comunicar com os bombeiros durante os trabalhos de resgate.
“É um trabalho que a gente conta com o auxílio dos cães, que já indicaram onde a gente tem essas possíveis vítimas. As vítimas que estão responsivas foi mais fácil, porque com nosso estímulo, elas nos responderam. Estamos mantendo essas frentes de trabalho mas é um trabalho tem que ser feito com calma, com cautela, porque são pessoas que estão sob escombros e a gente obviamente está com a intenção de tirá-las com vida local”, disse.
Para ver os vídeos CLIQUE AQUI!
Conforme informações da prefeitura de Paulista, o prédio estava interditado judicialmente desde 2010. No entanto, em 2012, houve a reocupação do local. Mesmo após uma vistoria em 2018 que confirmou a interdição, os moradores permaneceram no edifício.
Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou que sua irmã, chamada Maria da Conceição, residia no prédio juntamente com seus filhos.
“A gente ocupou aí porque não tinha onde morar. Minha irmã e os filhos dela estavam lá. Moravam cinco filhos com ela aí. A gente está sem notícia dela”, disse.
Jailson Júnior, um despachante, testemunhou o momento em que o prédio desabou. Ele relatou: “Trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui ao lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive crianças debaixo de uma placa de concreto. Temos várias equipes aqui, incluindo o Samu, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.”
As operações de busca por vítimas continuam no local, com a participação de 50 bombeiros e 40 voluntários. Cães farejadores estão auxiliando na busca por pessoas.
Esse tipo de prédio, popularmente conhecido como “prédio caixão”, possui um térreo e três andares, com quatro apartamentos em cada pavimento.
Em abril deste ano, uma parte do Edifício Leme desabou em Jardim Atlântico, Olinda, resultando em seis mortes e cinco feridos. O prédio já estava interditado desde 2000 devido a problemas de segurança, mas foi reocupado posteriormente.
Uma notícia realmente muito triste que deixou o Brasil comovido logo no início da manhã desta sexta feira, os trabalhos dos bombeiros continuaram arduamente para achar as pessoas que ainda seguem soterradas, a grande expectativa de salvar as pessoas soterradas ainda com vida, e não se pode conferir quantas pessoas foram soterradas nesta triste fatalidade.
A qualquer momento novas atualizações desta tragédia, continue seguindo nosso site e esteja sempre informado sobre os maiores acontecimentos do Brasil e do mundo, compartilhe essa matéria com seus seguidores nas redes sociais.