Celebridades

Sete atores da novela ‘Mulheres Apaixonadas’ que já morreram e você talvez não saiba…VER MAIS

“A Mulheres Apaixonadas” é uma novela brasileira escrita por Manoel Carlos e exibida pela Rede Globo em 2003. A trama gira em torno das vidas entrelaçadas de mulheres de diferentes idades, classes sociais e origens, todas elas enfrentando as complexidades do amor e dos relacionamentos.

A história principal envolve Helena (interpretada por Christiane Torloni), uma professora universitária, e suas filhas, as gêmeas Raquel (Helena Ranaldi) e Sílvia (Alinne Moraes), que vivem seus próprios dilemas amorosos. Helena se apaixona por César (José Mayer), um médico casado, desencadeando uma série de conflitos.

Outros personagens incluem a enérgica Lorena (Susana Vieira), que se apaixona pelo jovem Lucas (Victor Pecoraro) e enfrenta o preconceito da sociedade devido à diferença de idade; a sofredora Dóris (Regiane Alves), que enfrenta um relacionamento abusivo; e a esotérica Martha (Helena Ranaldi), que se apaixona por seu terapeuta.

A novela aborda temas como amor, paixão, traição, violência doméstica e preconceito, tocando em questões profundas e emocionais. “Mulheres Apaixonadas” foi elogiada por seu elenco talentoso e roteiro envolvente, conquistando uma audiência fiel durante sua exibição.

Ao longo da trama, os personagens enfrentam reviravoltas dramáticas, desenvolvendo-se de maneiras surpreendentes à medida que suas histórias se entrelaçam, tornando-a uma das novelas mais memoráveis da televisão brasileira.

No entanto, quem é noveleiro com certeza deve lembrar que a novela ‘Mulheres Apaixonadas’ foi um grande sucesso quando foi ao ar pela primeira vez na Globo em horário nobre. Desde então a trama foi reprisada algumas vezes no Vale a Pena Ver de Novo nas tardes da emissora.

Sempre que é reprisada bate recorde de audiência, a trama de Manoel Carlos apresentou diversas tramas inesquecíveis e contou com grandes nomes, como Christiane Torloni e Tony Ramos, além da estreia de Bruna Marquezine como a pequena Salete.
Exatos 20 anos após a exibição original, alguns dos integrantes do elenco, infelizmente, já faleceram – e deixaram saudade.

Oswaldo Louzada (Leopoldo)

No papel do avô de Dóris (Regiane Alves), Oswaldo Louzada também se tornou o vovô do Brasil – e a vilã virou uma das mais odiadas da história da dramaturgia. O ator, que era um dos mais veteranos em atividade no Brasil, morreu em 2008, aos 95 anos de idade, de falência múltipla de órgãos.

Carmen Silva (Flora)

A avó de Dóris também se tornou uma das personagens mais queridas do público – e só reforçou a crueldade da vilã, que maltratava o casal de idosos. A data de falecimento de Carmem Silva chamou atenção: ela aos 92 anos, morreu exatos dois meses após Oswaldo Louzada, seu par na ficção, também de falência múltipla dos órgãos.

Umberto Magnani (Agemiro)

Um dos atores mais antigos da Globo, Umberto Magnani deu vida a Agemiro na trama de Manoel Carlos. O ator faleceu em 2016, aos 75 anos de idade, por complicações causadas por um acidente vascular cerebral.

Cláudio Marzo (Rafael)

Intérprete de Rafael em Mulheres Apaixonadas, Cláudio Marzo fez sucesso em diversas outras novelas da Globo e um de seus principais papéis foi o do fazendeiro José Leôncio na versão original de Pantanal, em 1990. O ator morreu em 2015, aos 74 anos, em decorrência de complicações pulmonares.

Marly Bueno (Marta)

Além do papel de Marta na trama de Manoel Carlos, Marly Bueno trabalhou com o ator em História de Amor e Páginas da Vida. A atriz morreu em 2012, aos 78 anos de idade, após complicações de uma cirurgia.

Serafim Gonzalez (Dr. Onofre)

Vítima de insuficiência respiratória, o intérprete do Dr. Onofre morreu aos 72 anos de idade em 2017. Além de Mulheres Apaixonadas, Serafim Gonzalez também fez sucesso em outras grandes produções, como Mulheres de Areia e A Viagem.

Manoelita Lustosa (Inês)

Manoelita Lustosa ganhou fama como Inês, a avó malvada de Celeste, personagem que revelou Bruna Marquezine para a TV, na novela Mulheres Apaixonadas, em 2003.

Atriz, cantora, radialista, escritora e jornalista, a atriz Manoelita Lustosa começou a atuar com mais de 50 anos de idade. Ela teve uma breve carreira, mas deixou papéis marcantes como a maldosa Inês, avô da pequena Salete (Bruna Marquezine) em Mulheres Apaixonadas (2000) e a bondosa Rosário da novela Esmeralda (2004).