Mulher é obrigada a amputar todos os membros após comer uma tilápia
Já imaginou perder vários membros do seu corpo por causa de um simples alimento? Foi isso que aconteceu com a mulher que você conhecerá nesta triste história, que quase perdeu a vida recentemente. Mãe de um menino de apenas seis anos, Laura Barajas, que é moradora da Califórnia, nos Estados Unidos, precisou amputar os quatro membros depois de comer um peixe que ela mesma havia cozido em sua casa.
A mulher, de 40 anos, havia comprado um peixe no mercado da cidade de San Jose e o preparou, como de costume. Em seguida, ela o comeu. Porém, o alimento, que segundo os veículos de mídia locais era uma tilápia, trouxe um efeito bastante inesperado. A situação mais tarde lhe causaria um enorme problema que traria consequências que a afetariam para sempre. Aos poucos, Laura foi ficando com os pés e dedos escurecidos, até então sem entender o que estava causando a condição.
Com a piora do quadro de saúde, Laura teve que ser hospitalizada e passou a receber cuidados médicos para descobrir o que a tinha acometido, afinal, até então não havia nenhuma explicação aparente. Mas mediante o tratamento, os médicos tiveram uma triste notícia para a americana após alguns meses de internação no hospital. Com os membros pretos, a mulher precisou passar por amputação, pois havia contraído uma sepse, uma tipo de infecção que, se não fosse tratada corretamente, poderia terminar lhe tirando a vida.
“Tem sido muito pesado para todos nós. É terrível. Isso poderia ter acontecido com qualquer um de nós”, contou Anna Messina, melhor amiga de Laura, que tem acompanhado de perto a triste situação da americana e ajudado a cuidar da mulher diante desse período difícil de sua vida. “Ela quase perdeu a vida. Ela estava usando um respirador.”, acrescentou a amiga, lamentando o ocorrido.
Após contrair a infecção, Laura precisou ficar em coma induzido, o que indicava a gravidade do quadro. Seu lábio inferior chegou a ficar escuro por conta do problema de saúde que a acometeu e os rins da mulher já estavam falhando. Para os médicos, a condição foi provocada por vibrio vulnificus, que é uma infecção bacteriana sobre a qual os Centros de Controle e Prevenção de Doenças havia alertado há pouco tempo.
Segundo o órgão de saúde, 20% das pessoas acometidas por essa infecção acabam morrendo. Para a Dra. Natasha Spottiswoode, a doença só pode atingir o paciente de uma maneira: através de um alimento contaminado. Para a médica, é importante ter algumas precauções para evitar ser infectado pelo problema, como não ficar imerso em água se tiver aglum corte. “Se você é alguém imunocomprometido, fique de olho nessas coisas e evite atividades e alimentos de alto risco”, acrescenta a profissional de saúde.
A amiga de Laura criou uma conta no GoFundMe, um conhecido portal de arrecadação para receber doações para a amiga a fim de pagar seu tratamento médico. A meta da vaquinha virtual é de 150 mil dólares. Ela já conseguiu arrecadar 36 mil dólares. Laura continua necessitando de cuidados contínuos devido aos efeitos da infecção, por isso os donativos para seu tratamento têm sido essenciais.