Lembra do bebê que fumava mais de 40 cigarros por dia? Respire fundo e veja como ele está hoje
Em 2019, o programa “Domingo Show”, da emissora Record TV, trouxe a memória o caso do bebê fumante da Indonésia. O âncora do programa Geraldo Luís levou ao palco o jovem, Ardi Rizal, que abalou o mundo e e viralizou ao fumar cerca de 40 cigarros por dia, quando tinha apenas dois ano de idade.
No decorrer de sua participação no programa, Ardi entregou que abandonou o vício há seis anos e veio ao Brasil para realizar alguns exames e conhecer a praia. “O pulmão dele não tem nenhuma lesão, como câncer, tumor ou enfisema“, revelou o médico Antonio Sproesser, do Hospital Moriah.
“A apreensão nossa era muito grande por causa do exame, mas graças a Deus ele está bem“, disse Geraldo Luís.
Embora tenha deixado o vício da nicotina para trás, Ardi acabou desenvolvendo um desejo incontrolável por comida. O menino passou a comer alimentos gordurosos e chegava a consumir três latas de leite condensado por dia. No entanto, após reeducação alimentar, nos dias atuais, ele está vivendo uma rotina com idas à escola, faz refeições balanceadas e segue longe do cigarro. “Estou feliz agora. Me sinto mais entusiasmado e meu corpo está renovado”, revelou o menino à CNN.
Todavia, outro problema prejudicou sua vida: obesidade e excessos. Aos 5 anos, ele já pesava cerca de 24 kg e um ano depois, 30 kg. Mais uma vez, o ele teve que enfrentar médicos todos os dias e enfrentar uma nova vida: a reeducação alimentar. Ardi recebeu muito apoio, incluindo nutricionistas que o ajudaram a superar mais uma etapa da vida.
As imagens do bebê fumando acabou viralizando nas redes sociais em 2010. De acordo com a família, o primeiro cigarro foi apresentado a Ardi pelo pai dele. Um ano depois, ele já era totalmente dependente e já fumava uma média de 40 cigarros por dia. Na época, ocaso chamou tanta a atenção que o governo da Indonésia lançou uma campanha para ajudá-lo.